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CENTRAL DE AJUDA

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Portal de Atendimento

Seja bem-vindo à Central de Ajuda do Portal de Atendimento. Aqui você encontrará as perguntas mais frequentes sobre a utilização do sistema “Solar BPM” e suas respectivas respostas.

Caso sua dúvida seja sobre o seu processo administrativo, pedimos para que entre em contato diretamente com a secretaria ou setor responsável.

Para realizar cadastro de um novo usuário em nosso portal seguir o passo a passo abaixo:

Finalizado cadastro de usuário, mas não recebi link de confirmação. Como devo proceder?
Alguns endereços de e-mails podem bloquear o recebimento do link enviado pelo “Portal de Atendimento”.

  • Verifique sua caixa de spam e o lixo eletrônico;
  • Caso ainda assim não encontre o link de confirmação, sendo e-mail corporativo, verifique com o setor de informática da sua empresa a viabilidade de desbloquear o recebimento do nosso e-mail, ou, solicite à unidade responsável a alteração do e-mail cadastrado para um endereço de e-mail particular;

Após a criação e confirmação do cadastro de usuário, siga os próximos passos para acessar nosso portal:

Para recuperar a sua senha, primeiro você precisa acessar o link do nosso Portal de Atendimento e seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique na opção “Entrar” localizado no menu do lado esquerdo da tela;
  • Em seguida, aparecerá a tela de Login, selecione a opção “Esqueci minha senha”;
  • Informe o seu CPF ou CNPJ no campo solicitado e marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “Solicitar nova senha”;
  • Você irá receber um e-mail com a instruções para redefinir a sua senha de acesso;
  • Clique na opção “Alterar a minha senha” no e-mail recebido e siga as próximas etapas;
    Observação: Caso precise alterar o seu e-mail no cadastro, entre em contato com a prefeitura em algum dos contatos abaixo.

Possível realizar a alteração do e-mail cadastrado no “Portal de Atendimento” seguindo os passos abaixo:

  • Entre no “Portal de Atendimento” com CPF/CNPJ e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Meus Dados”; Essa tela é informado todos os dados cadastrado.
  • Preencha ou altere campo “E-mail” e clique no campo abaixo na tela ” Salvar e continuar”;
  • Na tela aparecerá que a alteração foi salva.
  • Poderá sair e entrar novamente para consultar a troca;
  • Observação: Caso não consiga preencher ou alterar e-mail cadastrado é preciso comparecer pessoalmente ao poupatempo, munido de procuração ou outro documento que mostre que o mesmo é representante da pessoa ou empresa.

Para responder uma pendência do seu processo, siga os próximos passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento” com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Minhas Pendências”;
  • Para pesquisa inserir: o prazo (inicial e final para consulta), e situação (em aberto ou finalizada);
  • Clique em “Consultar” para abrir a página e executar o desejável para as pendências pesquisadas, conforme as informações apresentadas na tela;
    Observação: Caso de dúvidas entre em contato com a secretaria responsável.

É possível assinar documentos pelo “Portal de Atendimento” de duas formas:
– Certificado digital ICP-Brasil; Certificado digital A1 (arquivo digital) ou A3 (cartão ou token).
– Assinatura eletrônica do sistema.

Para realizar a assinatura, siga os passos abaixo:

  • Entre no “Portal de Atendimento” com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Minhas Pendências”;
  • Localize a respectiva pendência de assinatura;
  • Clique em “Resolver pendência” para abrir a página de assinatura;
  • Página “Resolver pendência – Assinatura de documentos (externa)” será aberta;
  • Realizar assinatura, selecione opção “Assinar” de cada documento, ou clique na opção “Assinar” do cabeçalho, para assinar todos os documentos. Para recusar, selecione opção “Recusar”;
  • No campo “Descrição da finalização” adicione uma descrição para encerrar a tarefa;
  • Clique no botão “Finalizar tarefa”;
  • Sistema vai exibir tela para selecionar o tipo de assinatura digital que deseja: “Assinatura ICP-Brasil” ou “Assinatura eletrônica do sistema”; Caso de “Assinatura ICP-Brasil” é preciso instalar software do certificado no computador. Dificuldades ou dúvidas na instalação entre em contato com a fornecedora do certificado. Selecionando opção “Assinatura eletrônica do sistema” é preciso informar senha de acesso do “Portal de Atendimento”;
  • Selecionando “Assinatura ICP-Brasil” A3 (cartão ou token) é preciso digitar “PIN” (senha cadastrada para o uso do certificado);
  • Selecionando “Assinatura eletrônica do sistema” informe a senha de acesso do “Portal de Atendimento”;
  • Clique no botão “Assinar”;
    Concluído processo de assinatura dos documentos.
    Observação: “Assinatura eletrônica do sistema” é necessário que esta opção tenha sido habilitada pela unidade responsável ao criar a tarefa.

Caso precise assinar documentos de um processo utilizando “Assinatura eletrônica do sistema”, siga os passos abaixo:

    • Entre no “Portal de Atendimento” com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
    • Clique em “Minhas Pendências”;
    • Localize a respectiva pendência de assinatura;
    • Clique em “Resolver pendência” para abrir a página de assinatura;
    • Página “Resolver pendência – Assinatura de documentos (externa)” será aberta;
    • Realizar assinatura, selecione opção “Assinar” de cada documento, ou clique na opção “Assinar” do cabeçalho, para assinar todos os documentos. Para recusar, selecione opção “Recusar”;
    • No campo “Descrição da finalização” adicione uma descrição para encerrar a tarefa;
    • Clique no botão “Finalizar tarefa”;
    • Sistema vai exibir tela para selecionar o tipo de assinatura digital que deseja.
    • Clique no link “clique aqui”;
    • Faça instalação solicitada;
    • Após selecione opção “Assinatura eletrônica do sistema” informe senha de acesso do “Portal de Atendimento”;
    • Clique no botão “Assinar”;
      Concluído processo de assinatura dos documentos.

Para acessar os anexos do processo, siga os próximos passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento” com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Meus Processos”;
  • Clique no número do processo para visualizar os dados. Caso tenha mais de um processo, serão exibidos todos os processos vinculados ao interessado;
  • Após abrir o processo, visualizará os Dados Básicos na tela e ao lado terá escrito: “Documentos”. Ao clicar em Documentos, aparecerá o conteúdo do processo e ao lado o sistema exibe todos os documentos anexos ao processos. 

Para solicitar vista a um processo é preciso entrar em contato com a secretária que o processo se encontra, munido de seu número.

Após a solicitação de vista, o processo será disponibilizado para acesso via e-mail e também pelo “Portal de Atendimento“. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:

  • Entrar no Portal de Atendimento” com usuário e senha;
  • Clique em “Processos liberados”;
    Observação: Caso de dúvidas entre em contato com a secretaria responsável.

Caso não seja interessado e não tenha feito uma solicitação de vista, é possível consultar apenas os dados básicos do processo, através dos seguintes passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento” com usuário e senha;
  • Clique em “Consulta de Processos”;
  • Preencha com informações do processo que deseja consultar, “PMRP” / ano / número; Exemplo: PMRP 2020/01200.
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique no botão “Consulta”;
    Observação: Não é possível visualizar os documentos anexados ao processo nesse tipo de consulta.

Lista de Contatos das Secretarias Municipais:

  • Secretaria Municipal da Administração – (16) 3977-8833
  • Secretaria de Assistência Social – (16) 3961-3932
  • Secretaria Municipal da Cultura e Turismo – (16) 3977-7400
  • Secretaria Municipal da Educação – (16) 3977-9100
  • Secretaria Municipal da Fazenda – (16) 3977-5700
  • Secretaria Municipal da Infraestrutura – (16) 3968-8650
  • Secretaria Municipal de Justiça – (16) 3977-9000
  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente – (16) 3603-9138
  • Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo – (16) 3977-9133
  • Secretaria Municipal da Saúde – (16) 3977-9300
  • Secretaria Municipal de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP) – (16) 3607-2200
  • Dúvidas técnicas entrar em contato com a Softplan – suporterp@softplan.com.br